Agentes de endemias fazem mutirão em Barra do Rio contra as arboviroses

O setor de endemias da Secretaria de Saúde de Extremoz está realizando o Projeto Verão 2018, que consiste em uma ação contra as arboviroses em todo o litoral do município. No próximo sábado (27) os agentes de endemias farão um mutirão na praia de Barra do Rio a partir das 8h. Os profissionais irão bater de porta em porta para fazer a inspeção e conscientizar a população acerca dos perigos da proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya.

Nessa época do ano é preciso cuidado redobrado com a proliferação do mosquito. O clima mais quente e úmido do verão favorece a proliferação do inseto, pois faz os ovos do mosquito eclodirem com mais facilidade. Até agora Pitangui, Tabu, Genipabu, Santa Rita e Graçandu já receberam a ação. O mutirão do próximo sábado (27), em Barra do Rio, contará com 16 agentes.

De acordo com o coordenador do Setor de Endemias do município, Alexandre Magno Batista, embora este seja um trabalho específico para o litoral, os agentes estão, paralelamente, visitando as residências nos bairros de Extremoz. O trabalho é feito durante toda a semana pelos profissionais.

“As residências do litoral passam longos períodos fechadas e nós aproveitamos esse período de veraneio para pegar os imóveis abertos, fazer todo o trabalho de inspeção e educar os veranistas para não deixar o lixo jogado no quintal, fechar os ralos do banheiro, das pias, fechar a tampa do sanitário, para que o mosquito não se prolifere e venha a prejudicar os populares”, explica o coordenador de Endemias.

Após Barra do Rio, o próximo local a receber o mutirão é Redinha Nova. A previsão é que o projeto Verão 2018 seja concluído na primeira semana de fevereiro.

Foto: Canindé Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *