Agentes de saúde e combate às endemias comemoram dia nacional com uma caminhada

Uma caminhada realizada na última sexta-feira (06) marcou o Dia Nacional dos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias de Extremoz. Os profissionais comemoraram a data caminhando pelas ruas do município e lembrando a população da importância do trabalho realizado por eles.

A data é comemorada nacionalmente todo dia 4 de outubro. Em Extremoz o evento teve a participação de 56 agentes, de um total de 85 que atualmente trabalham no município. A caminhada partiu da praça do conjunto Estrela do Mar e seguiu até à Praça do Grudeiro, em frente à Câmara Municipal.

O prefeito de Extremoz, Joaz Oliveira, cumprimentou os profissionais e ressaltou a importância do trabalho deles para a saúde do município. “Os gentes de saúde e agentes de combate às endemias são fundamentais para a manutenção da saúde do município, para o controle de doenças transmissíveis dos animais para o homem, no caso dos agentes de endemias; e nas visitas domiciliares das famílias, no caso dos agentes de saúde. Parabéns a todos esses profissionais”, disse o prefeito.

Um dos trabalhos realizados pelos agentes de endemias é o controle de doenças como a leishmaniose, o programa de arboviroses, que são doenças causadas pelos chamados arbovírus (dengue, Zika e chikungunya), além da vacinação antirrábica em cães e gatos.

Já os agentes de saúde, entre outras funções, fazem parte das equipes do Programa de Saúde da Família e trabalham visitando as residências, colhendo informações e levando-as às unidades básicas de saúde (UBS).

Foto: Canindé Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *