Grudeiro_Dcleber_002

PREFEITURA INAUGURA PRAÇA DO GRUDEIRO

Com a presença do senador Garibaldi Alves e do deputado federal Walter Alves, o prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, inaugurou na noite de ontem (30|06), a Praça do Grudeiro, durante edição especial do projeto Ciranda na Praça. O evento reuniu comerciantes, autoridades do município, agentes culturais e população em geral, todos foram unânimes em ressaltar a importância da obra – um espaço de convivência e encontro destinado às famílias – para a cidade. Na ocasião 50 artesãos que passaram por recente capacitação receberam suas carteiras.

Carinhosamente chamado de Grudeiro, o local idealizado pela prefeitura, via Fundação Cultural Aldeia do Guajirú, teve projeto desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e foi construído numa área central da cidade, com investimentos específicos na ordem de R$166.891 mil. Ele integra o complexo urbanístico Francisco Rêgo (entrada da Cidade) e possui seis lojas com tamanhos que variam de 14×30 a 36x30m².

As lojas possuem todo o ordenamento necessário para a manipulação, feitura e comercialização adequada de comidas típicas da região, sobretudo o tradicional grude. Além disso, um “Mercado do Artesão” onde todos os artistas do município podem expor seus trabalhos e artes num único lugar. Uma das beneficiadas com um espaço foi a comerciante Maria das Dores, mais conhecida como Dôra. Ao receber a chave de sua loja das mãos do prefeito, ela que possuía uma cigarreira próxima a linha férrea, agradeceu por poder expor com estrutura e dignidade sua comida regional. “Com certeza isso foi um grande benefício para todos nós que estamos aqui, melhorou muito nossa situação”, comentou.

Após as belas apresentações culturais, entre elas a da quadrilha estilizada de Extremoz, a “Brilho do Sertão”, a população ouviu atentamente as falas do vereador Jaeusdes Xavier, que foi enfático ao ressaltar as realizações em todas as áreas. “É ingrato quem diz que Extremoz não mudou. Mudou e mudou muito, em todas as áreas, basta olhar em volta com essa obra e com outras”; já o deputado Walter Alves declarou que sempre que é convidado faz questão de vir a Extremoz, porque sabe que a administração é séria e comprometida com a população. Muito saudado pelos presentes, Garibaldi Alves também lembrou como era a cidade há 8 anos. “Quando Klauss assumiu, o povo estava carente, mas ele não teve medo do desafio e hoje está aqui mostrando o seu trabalho e colhendo os frutos”, declarou.

O prefeito foi bastante aplaudido em seu discurso, feito de cima de uma estrutura de mesa de carretel em madeira, em frente à nova praça. Ele contou que apesar das adversidades tem conseguido fazer o município avançar e garantiu que Extremoz não vai parar. Enumerou as melhorias em todos os segmentos e enfatizou que não vai permitir o retrocesso. Na linha administrativa proba e transparente, lembrou que vai pedir a devolução dos salários recebidos ilegalmente pelos servidores recentemente exonerados e que possuíam mais de dois vínculos empregatícios com o poder público, o que é constitucionalmente proibido, iniciativa apoiada pela população.

“Nós estamos aqui para levar benefícios para o nosso povo. Foi assim com o Complexo, com os postos de saúde, os calçamentos e também com o turismo, onde estamos realizando grandes obras. Fazendo de forma correta como tem que ser, porque isso sempre foi nosso compromisso. Demos aumento a várias categorias, só esse ano, não por conta de nenhum sindicato, mas pela nossa vontade de valorizar o servidor”, contou, logo em seguida revelando em primeira mão que conseguiu recursos para dotar Extremoz de uma nova entrada, a partir da BR 101, coisa há muito solicitada pelos extemozenses. Por fim, uma queima de fogos que inaugurou oficialmente a Praça do Grudeiro.

REVISTA
Durante a inauguração da Praça foi apresentada e distribuída à população a publicação Extremoz em Revista que elenca as realizações em todas as áreas administrativas da atual gestão. São 40 páginas editadas pela jornalista Simone Silva, com a colaboração de Gilmara Costa e Mateus Rocha, sendo diagramada pela Terceirize Projetos Gráficos.