Docentes de Extremoz são destaque na 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil

Dois professores municipais de Educação Física de Extremoz, Joaquim Mafaldo e João Paulo Vicente foram destaque na etapa estadual do Prêmio Professores do Brasil, em sua 10ª edição. O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação com instituições parceiras e busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem em sala de aula.

O professor Joaquim Mafaldo desenvolveu o trabalho intitulado “Corpo e Natureza na Creche Municipal Nova Extremoz”. O projeto consiste na confecção de tanques para captação de água dos aparelhos de ar-condicionado e utilização dessa água para regar plantas na escola.

O projeto foi pensado no início do ano letivo, quando a Lagoa de Extremoz estava com nível baixo de água e os professores sentiram a necessidade de conscientizar os alunos quanto ao uso consciente. O trabalho enviado para o prêmio também incluiu a confecção, pelos alunos com a orientação de professores, de brinquedos a partir de objetos recicláveis.

“Foi um trabalho muito relevante, a gente nunca imagina que uma experiência que nós desenvolvemos possa ganhar tanta repercussão. Foi interessante para mim perceber que o trabalho que desenvolvemos em Extremoz pode ser adaptado para outros contextos educacionais”, comenta o professor.

O outro trabalho que foi destaque no prêmio é do professor João Paulo Vicente, que treina bocha paralímpica desde o início do ano letivo com o estudante especial Renner Luís, de 15 anos, no Centro Infantil Estrela do Mar. O aluno tem comprometimento nos quatro membros superiores e inferiores devido a uma paralisia cerebral. Depois que ele iniciou a prática esportiva, melhorou consideravelmente a autoestima e a interação com os colegas.

O título do trabalho em destaque é “Contribuições da Educação Física na Inclusão das Pessoas com Paralisia Cerebral no Ensino Regular”. Renner já participou de algumas competições estaduais e chegou a ficar em 3º lugar nos Jogos Abertos Paralímpicos do RN, em agosto desse ano.

O professor agradeceu pelo reconhecimento e se disse feliz pela conquista. “O reconhecimento é muito importante, porque oxigena nosso trabalho e, de certa forma, faz com que esse trabalho seja visto por outros profissionais da área. Esse trabalho é muito relevante devido à questão da inclusão das pessoas com deficiência, repercutindo na melhoraria da qualidade de vida, autoestima e acima de tudo da saúde dessas pessoas”, afirma João Paulo.

A Prefeitura de Extremoz tem apoiado no traslado do estudante para os treinos na escola e na Unifacex, por meio de uma parceria com a Associação Paradesportiva do Rio Grande do Norte (APARN).

Os professores que ficaram em destaque entre os três melhores trabalhos de cada categoria em todo o Rio Grande do Norte. Os primeiros lugares seguirão para a etapa regional do prêmio. Cada docente recebeu uma placa de homenagem por ter desenvolvido os projetos.

One thought on “Docentes de Extremoz são destaque na 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil