Prefeitura regulariza 18 pendências e retira município do CAUC; entenda

A Prefeitura de Extremoz regularizou na última quinta-feira (23) a situação da administração municipal junto ao Cadastro Único de Convênios (CAUC), que funciona como uma espécie de SPC da administração pública. Na prática, isso significa que o município está adimplente e apto a firmar convênios e receber transferências voluntárias do Governo Federal. Atualmente apenas 13,1% dos municípios do RN estão em dia com o CAUC.

A retirada do município do Cadastro Único de Convênios foi resultado de um trabalho feito pela atual administração, que encontrou, ao assumir a Prefeitura no início deste ano, 18 irregularidades que foram responsáveis por deixar o município durante anos com o nome sujo no CAUC.

Devido a problemas com inadimplência por parte das administrações municipais, resultado da crise financeira que as cidades enfrentam, atualmente mais de 80% dos municípios do Rio Grande do Norte estão irregulares junto ao CAUC. Essas prefeituras estão impedidas pela legislação de celebrar convênios com o Governo Federal, exceto nas áreas de saúde, educação e assistência social e emendas parlamentares impositivas.

Com a regularização, a Prefeitura de Extremoz entra para o rol dos municípios adimplentes junto à União e já tem garantidos com o Governo Federal diversos convênios de programas e importantes obras. “Esta é uma grande vitória para o nosso município, pois aumenta a nossa capacidade de investimento e a possibilidade de conseguirmos verbas junto ao Governo Federal. Podemos, com isso, buscar novas parcerias para implementar políticas de desenvolvimento e inclusão social para a cidade de Extremoz. ”, disse o prefeito Joaz Oliveira.

1. Calinhos disse:

Parabéns isso é o que todo povo quer que essa administração dê certo o sucesso do gestor reflete na qualidade de vida do cidadão.

2. Leriano Júnior disse:

É assim que se faz uma boa gestão, o povo de Extremoz está de parabéns!!